Alguns outros transtornos
2.
Ortorexia
Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo
É um transtorno alimentar caracterizado pelo fato de que a pessoa come muito pouco e/ou evita comer determinados alimentos ( a lista pode variar de menos de dez alimentos até um número super alto). Ele não inclui ter uma imagem corporal distorcida, como ocorre na anorexia nervosa ou na bulimia nervosa, e às vezes, pode nem estar preocupado com a imagem corporal.
Ortorexia
É o termo que define a obsessão pela alimentação saudável, pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis. Na opinião dos profissionais, trata-se de um transtorno alimentar* tão grave como a bulimia e a anorexia. No entanto, a preocupação do doente não é com a forma física, e sim com a qualidade dos alimentos ingeridos.
*A ortorexia ainda não foi reconhecida como transtorno alimentar pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o guia da psiquiatria. No entanto, seus sintomas e características já vêm sendo bastante discutidos nos últimos anos.
Eles evitam sal, açúcar, gorduras trans, corantes, conservantes, glúten, laticínios transgênicos e alimentos com agrotóxicos ou pesticidas. Mas não é só a composição da comida que preocupa: a forma de preparo também deve ser a mais saudável possível. Em algumas práticas ortoréxicas, alimentos crus, por exemplo, não são aquecidos acima de 44º graus pois preservam suas enzimas, benéficas a saúde. Muitas vezes, carne e outros itens de origem animal também podem ser cortados da dieta.
O portador do transtorno acaba sacrificando sua vida social, pois se torna praticamente impossível sair para jantar com amigos, ir em festas ou comer na rua.
3.
4.
Fatorexia
Obesidade
Fatorexia
A fatorexia é um transtorno alimentar que envolve uma imagem distorcida do corpo. Quando alguém sofre desta causa, a pessoa que normalmente está muito acima do peso se vê como uma pessoa magra. Este transtorno também pode causar muitos outros problemas de saúde pois normalmente o indivíduo que está acima do peso não segue uma alimentação balanceada ou se exercita de forma correta. E quando estas pessoas se verem como magras, elas normalmente continuarão sem se exercitar ou ter uma alimentação saudável pois teoricamente não existiria uma ”razão” para essas ações.
Obesidade
A obesidade envolve aumento de gordura corporal e é um fator de risco para problemas cardiovasculares, complicações ortopédicas,câncer e diabetes.
Atualmente, há atitudes preconceituosas contra corpos gordos, assim muitos associam a obesidade com fracasso e preguiça. Esse estigma deve ser combatido, pois magros não devem ser rotulados como sinônimo de boa saúde e o complexo distúrbio ocorre por efeitos sociais, ambientais, biológicos, metabólicos e genéticos.
5.
Vigorexia
Vigorexia
A vigorexia é um transtorno dismórfico corporal, classificado no espectro do TOC, que leva à uma autoimagem diferente do real. Em frente ao espelho, vigoréxicos se enxergam fracos e magros apesar de serem muito musculosos. Assim, o portador fica insatisfeito com o próprio corpo, incorpora uma rotina de exercícios exagerados, e muitas vezes fazem o uso de esteroides e anabolizantes.
O corpo que consideram perfeito é impossível e inatingível, então essas pessoas estão mais sujeitas a desenvolver ansiedade e depressão